17/7/2023
15/6/2023

Plástica gengival: o que é, preço, quanto custa, como funciona

Gengivoplastia

Quando refletimos sobre a estética do sorriso, imediatamente pensamos em dentes mais brancos e alinhados. No entanto, é importante destacar que a harmonia do sorriso pode ser aprimorada através da correção do tamanho (excesso ou retração) e do contorno da gengiva. Acredite ou não, a cirurgia plástica gengival pode transformar completamente a aparência de uma pessoa.

Essa cirurgia é considerada minimamente invasiva e tem o objetivo de promover a harmonia facial, além de trazer benefícios significativos para a autoestima. As imperfeições na gengiva podem ter diversas causas, incluindo fatores genéticos, uso de medicamentos, alterações hormonais e problemas bucais como erosão dentária, má oclusão, periodontite e bruxismo.

Caso você queira saber mais sobre a plástica gengival, como funciona, suas indicações e os cuidados necessários antes e depois da cirurgia, continue lendo para esclarecer todas as suas dúvidas

O que é a plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento odontológico que tem como objetivo remodelar e contornar a gengiva para melhorar a estética do sorriso. Também pode ser realizada para remover o excesso de tecido gengival que pode estar cobrindo os dentes, causando a aparência de dentes mais curtos ou desproporcionais.

Leia também: Tudo sobre invisalign

Para que serve a plástica gengival? Por que fazer?

A plástica gengival é geralmente recomendada para pacientes que têm gengivas largas, assimétricas ou excessivamente expostas, ou que desejam melhorar a aparência do seu sorriso. É também frequentemente realizada em conjunto com outros procedimentos de odontologia estética, como clareamento dental ou facetas de porcelana.

Como a plástica gengival pode corrigir o sorriso gengival?

A plástica gengival é um procedimento que pode ajudar a corrigir o sorriso gengival, que é quando uma grande quantidade de gengiva é exposta quando a pessoa sorri. Durante o procedimento, o dentista remove o excesso de gengiva com um bisturi elétrico ou laser para diminuir a quantidade de gengiva exposta.

Dependendo do caso, o dentista também pode remodelar a gengiva restante para criar uma linha de gengiva mais agradável e simétrica. A plástica gengival pode ajudar a melhorar a estética do sorriso, permitindo que mais dentes sejam exibidos durante o sorriso e criando uma aparência mais equilibrada.

Como o procedimento funciona? Como é feita a cirurgia?

Durante a plástica gengival, um dos procedimentos oferecidos pela Elevare Odontologia, o dentista utiliza um bisturi elétrico ou a laser para remover o excesso de gengiva e moldá-la de forma apropriada. O procedimento é realizado com anestesia local e é relativamente rápido e indolor, proporcionando aos pacientes uma melhora estética significativa no sorriso.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

Quem pode fazer a plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento odontológico que pode ser indicado para pacientes que apresentam excesso de gengiva, gengivas assimétricas ou que desejam melhorar a estética do sorriso. No entanto, é importante destacar que nem todos os pacientes são candidatos a esse procedimento.

Antes de realizar a plástica gengival, é necessário que o paciente passe por uma avaliação odontológica completa para verificar a saúde bucal e a condição das gengivas. Alguns dos fatores que podem influenciar na indicação do procedimento incluem:

- Saúde bucal geral: pacientes com doenças periodontais ou outras condições bucais graves podem não ser candidatos a plástica gengival.

- Condição dos dentes: pacientes com cáries, fraturas ou outros problemas nos dentes devem primeiro tratar essas condições antes de realizar a plástica gengival.

- Expectativas do paciente: é importante que o paciente tenha expectativas realistas sobre o procedimento e entenda que a plástica gengival pode melhorar a estética do sorriso, mas não resolverá todos os problemas dentários.

- Higiene bucal adequada: para que o procedimento seja bem-sucedido, é necessário que o paciente mantenha uma boa higiene bucal antes e após a plástica gengival.

Dessa forma, é fundamental que o paciente seja avaliado pela Elevare para determinar se a plástica gengival é indicada para o seu caso e quais as melhores opções de tratamento disponíveis.

Quais as vantagens da plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento odontológico que pode oferecer diversas vantagens para os pacientes que desejam melhorar a aparência do sorriso e a saúde das gengivas. Algumas das principais vantagens da plástica gengival incluem:

1. Melhora estética do sorriso: a plástica gengival é capaz de remover o excesso de gengiva, corrigir gengivas assimétricas e melhorar o contorno do sorriso, deixando-o mais harmonioso e bonito.

2. Aumento da autoestima: muitas pessoas que se sentem incomodadas com a aparência do sorriso podem sofrer com baixa autoestima e autoconfiança. Com a plástica gengival, é possível melhorar a aparência do sorriso e aumentar a autoestima do paciente.

3. Melhora da saúde das gengivas: a plástica gengival também pode ajudar a melhorar a saúde das gengivas, removendo o excesso de tecido gengival que pode acumular bactérias e causar inflamações.

4. Procedimento rápido e indolor: a plástica gengival é um procedimento relativamente rápido e indolor, realizado com anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar.

5. Recuperação rápida: a recuperação da plástica gengival é geralmente rápida e os pacientes podem retornar às atividades normais em poucos dias.

No entanto, é importante destacar que cada caso é único e que nem todos os pacientes são candidatos a esse procedimento. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação com um profissional capacitado na Elevare Odontologia, para determinar se a plástica gengival é indicada para o seu caso e quais as melhores opções de tratamento disponíveis.

Qual é o valor de uma plástica gengival? Quanto custa e qual é o preço?

O valor da plástica gengival pode variar de acordo com a região do país, a clínica escolhida e o grau de complexidade do procedimento. É importante lembrar que a escolha do profissional não deve ser baseada apenas no preço, mas sim na sua formação, experiência e resultados já obtidos.

Na Elevare Odontologia, o valor da plástica gengival é definido após uma avaliação detalhada do paciente e do caso específico. É importante ressaltar que a clínica possui opções de pagamento facilitadas, como parcelamento em cartão de crédito e financiamento, para que o tratamento esteja acessível a todos os pacientes que desejam melhorar a aparência do sorriso e a saúde bucal.

Leia também: Tudo sobre as lentes de contato dental

A plástica gengival leva pontos?

Sim, a plástica gengival geralmente requer pontos após o procedimento. Os pontos são usados para ajudar a gengiva a se curar adequadamente e manter o novo formato e posição. Geralmente, os pontos são absorvíveis e se dissolvem sozinhos dentro de algumas semanas. O profissional da Elevare Odontologia fornecerá orientações específicas sobre os cuidados pós-operatórios, incluindo a maneira correta de limpar a região dos pontos.

É fundamental seguir todas as instruções fornecidas pelo dentista para garantir uma recuperação rápida e sem complicações.

A plástica gengival pode ser feita usando o aparelho ortodônico?

Com certeza! A Dra. Pamela Mello, especialista em plástica gengival da Elevare Odontologia, utiliza técnicas avançadas para realizar a plástica gengival com segurança e eficácia, inclusive em pacientes que utilizam aparelho ortodôntico. Com sua vasta experiência na área, ela pode avaliar cada caso individualmente e definir a melhor abordagem para obter o resultado desejado.

Existem outras alternativas para alinhar gengivas?

Sim, existem outras alternativas para alinhar gengivas, dependendo do caso específico do paciente. Uma opção é a plástica gengival com laser, que usa um laser de alta precisão para moldar a gengiva e remover o excesso de tecido gengival sem a necessidade de anestesia ou pontos.

Outra opção é a ortodontia, que pode ajudar a mover os dentes para uma posição mais adequada e, assim, melhorar a aparência das gengivas.
Em casos leves, o uso de aparelhos ortodônticos transparentes ou alinhadores pode ser suficiente para corrigir a posição dos dentes e das gengivas.

Em alguns casos, a combinação de plástica gengival e ortodontia pode ser necessária para alcançar o melhor resultado estético. É importante que o paciente consulte os profissionais da Elevare para avaliar qual tratamento é o mais adequado para o seu caso específico.

Como é a cicatrização da plástica gengival?

A cicatrização da plástica gengival geralmente leva de uma a duas semanas. Durante esse período, é importante seguir todas as instruções pós-operatórias, incluindo evitar alimentos duros ou pegajosos e manter uma boa higiene bucal.

Nos primeiros dias após o procedimento, é comum sentir algum desconforto, inchaço e sensibilidade na área tratada. O dentista pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a dor e o inchaço. Além disso, pode ser recomendado o uso de uma solução antisséptica para enxaguar a boca e ajudar a prevenir infecções.

Os pontos usados para fechar a incisão geralmente se dissolvem sozinhos dentro de algumas semanas. A gengiva pode parecer mais vermelha e inchada do que o normal durante o processo de cicatrização, mas isso deve melhorar com o tempo.

É importante fazer um acompanhamento com os profissionais da Elevare após a plástica gengival para garantir que a área tratada esteja se recuperando adequadamente.

Leia também: Saiba tudo sobre o botox

A plástica gengival pode recuperar gengivas retraídas?

A plástica gengival não é uma opção para recuperar gengivas retraídas. A plástica gengival é um procedimento para remover o excesso de gengiva e remodelá-la para melhorar a aparência estética.

Para tratar a retração gengival, existem outras opções disponíveis, como o enxerto gengival. O enxerto gengival envolve a retirada de tecido gengival de uma área saudável da boca do paciente e seu reposicionamento na área onde a retração ocorreu. O objetivo é cobrir a raiz do dente exposta e protegê-la da sensibilidade e da perda óssea.

Cada caso é único, e o tratamento mais adequado para a retração gengival dependerá da extensão e da causa subjacente da retração. Por isso, na Elevare Odontologia, os pacientes são orientados por dentistas experientes e altamente capacitados, que irão avaliar suas necessidades e oferecer as opções de tratamento mais adequadas para cada situação.

Leia também: Harminização facial: Saiba tudo sobre este procedimento

Qual a diferença entre plástica gengival e gengivectomia?

A plástica gengival e a gengivectomia são procedimentos diferentes, embora ambos estejam relacionados à gengiva.

A plástica gengival é um procedimento para remodelar e recontornar a gengiva para melhorar a estética dos dentes e da gengiva. Durante a plástica gengival, o excesso de gengiva é removido com um bisturi elétrico ou laser, e a gengiva é moldada para criar uma aparência mais agradável.

Já a gengivectomia é um procedimento para remover uma parte da gengiva. É um tratamento comum para pacientes com doença periodontal avançada, em que a gengiva fica inflamada e forma bolsas entre os dentes e a gengiva. Durante a gengivectomia, o dentista remove a gengiva afetada para diminuir a profundidade das bolsas periodontais e facilitar a limpeza dos dentes.

Em resumo, a plástica gengival é um procedimento estético para remodelar a gengiva, enquanto a gengivectomia é um procedimento periodontal para remover a gengiva inflamada e melhorar a saúde bucal.

Qual profissional faz a plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento odontológico que pode ser realizado por um dentista generalista ou por um periodontista.

A Dra. Pamela Mello é uma Cirurgiã Dentista e Radiologista com Mestrado e Doutorado em Reabilitação Oral pela USP, e é uma das grandes referências no campo da plástica gengival na Elevare Odontologia. Com sua vasta experiência, ela é capaz de oferecer aos pacientes um atendimento completo e personalizado para tratar dos mais diversos casos de problemas gengivais.

Na Elevare Odontologia, a Dra. Pamela Mello e toda a equipe de profissionais estão comprometidos em oferecer um atendimento de excelência em todas as áreas da odontologia, incluindo a plástica gengival. Com tecnologia de ponta e um ambiente moderno e acolhedor, a clínica oferece aos pacientes uma experiência única e personalizada para atender às suas necessidades específicas.

Como é a simulação do antes e depois da plástica gengival?

Na Elevare Odontologia, a simulação do antes e depois da plástica gengival é realizada por meio de uma técnica chamada mock-up. Nesse processo, é feito um molde da boca do paciente e, a partir dele, é criado um modelo tridimensional dos dentes e gengivas.

Com esse modelo, é possível simular a aparência dos dentes e gengivas após a plástica gengival, para que o paciente possa visualizar o resultado final antes mesmo de realizar o procedimento. Essa simulação é feita com o auxílio de softwares específicos, que permitem ajustar a quantidade de gengiva a ser removida e moldar as gengivas de forma mais adequada para cada caso.

Dessa forma, o paciente pode ter uma ideia mais clara de como ficará seu sorriso após a plástica gengival e ter mais segurança na decisão de realizar o procedimento. Além disso, a simulação do antes e depois da plástica gengival também permite que o dentista planeje o procedimento com mais precisão, para obter um resultado mais satisfatório e natural.

Leia também: Tudo sobre a gengivoplastia

Quais são os exames necessários para o tratamento?

Para o tratamento da plástica gengival, alguns exames são necessários para avaliar a saúde bucal e determinar se o procedimento é adequado para cada paciente. Dentre os exames mais comuns estão:

1. Exame clínico: é realizado pelo dentista para avaliar a saúde geral da boca e das gengivas, detectar a presença de cáries, placas bacterianas, inflamações e outras condições que possam afetar o tratamento.

2. Radiografia: pode ser solicitada para avaliar a saúde dos dentes e das raízes, detectar possíveis fraturas, cáries, infecções e outras condições que possam afetar o procedimento.

3. Moldagem dos dentes e gengivas: é feita para criar um modelo tridimensional da boca do paciente, que servirá como base para a simulação do antes e depois da plástica gengival.

4. Análise da oclusão: é realizada para avaliar a mordida e o encaixe dos dentes, que podem afetar a aparência das gengivas após a plástica gengival.

5. Exames de sangue: podem ser solicitados em casos específicos para avaliar a saúde geral do paciente, detectar possíveis infecções e outras condições que possam afetar o tratamento.

Todos esses exames são importantes para avaliar a saúde bucal do paciente e determinar se a plástica gengival é o tratamento adequado para atingir os objetivos desejados. A equipe da Elevare Odontologia está preparada para orientar e realizar todos os exames necessários para garantir um tratamento personalizado e de qualidade.

Quem não pode fazer a plástica gengival? Existe contraindicações?

É importante ressaltar que a plástica gengival não é recomendada para todos os pacientes, e que é necessário consultar um dentista qualificado para avaliar se o procedimento é adequado para o seu caso específico.

Plástica gengival dói?

A plástica gengival é um procedimento que geralmente é realizado com anestesia local, o que significa que o paciente não deve sentir dor durante o procedimento. No entanto, pode ocorrer algum desconforto após o procedimento, como inchaço e sensibilidade na região tratada. Esses sintomas geralmente desaparecem em alguns dias e podem ser controlados com analgésicos prescritos pelo dentista. É importante seguir todas as instruções pós-operatórias fornecidas pelo profissional, para garantir uma recuperação tranquila e sem complicações.

É necessário anestesia para fazer o procedimento?

Sim, é necessária a aplicação de anestesia local antes da realização da plástica gengival, já que o procedimento envolve a remoção de tecido gengival e moldagem da gengiva restante. A anestesia garante que o paciente não sinta dor durante o procedimento, tornando-o mais confortável e seguro.
O tipo de anestesia utilizado pode variar de acordo com as necessidades do paciente e a extensão do procedimento.

Na Elevare Odontologia, ressaltamos a importância de o paciente conversar com o dentista responsável pelo procedimento para esclarecer todas as dúvidas e preocupações relacionadas à anestesia e ao procedimento em si. Nossos profissionais são altamente qualificados e estão sempre à disposição para fornecer informações precisas e completas aos pacientes, a fim de tranquilizá-los e garantir que estejam confortáveis e seguros durante todo o processo. O diálogo aberto e transparente é fundamental para o sucesso do tratamento e para a satisfação do paciente.

Leia também: Tudo sobre o clareamento dental

Mas deve demorar muito tempo para concluir este tratamento? Quando verei os resultados?

Os benefícios são vistos imediatamente, na maior harmonia do sorriso, na diminuição do aspecto infantil do sorriso e melhoria da higienização, evitando doenças periodontais.

Quais são as recomendações pós-procedimento? Como é a recuperação e quanto dias de repouso? 

Após o procedimento, é importante seguir as instruções do dentista para cuidar da área tratada, incluindo evitar alimentos duros ou pegajosos e escovar os dentes com cuidado. O tempo de recuperação é geralmente curto e a maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades diárias normais logo após o procedimento.

A gengiva pode voltar a crescer? 

Após a realização da plástica gengival, a gengiva remanescente não volta a crescer naturalmente. No entanto, é importante manter uma boa higiene bucal para evitar problemas futuros e preservar a saúde da gengiva. O paciente também deve seguir todas as instruções pós-operatórias fornecidas pelo dentista para garantir uma recuperação adequada. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma nova plástica gengival, dependendo da extensão do problema gengival e das necessidades do paciente. 

O resultado e a cirurgia são reversíveis?

A cirurgia de plástica gengival é considerada um procedimento permanente, já que envolve a remoção do excesso de gengiva e moldagem da gengiva restante. Portanto, o resultado da plástica gengival não é reversível, uma vez que o tecido gengival removido não volta a crescer naturalmente. No entanto, em alguns casos, é possível realizar um novo procedimento cirúrgico para ajustar ou corrigir o resultado anterior. 

Qual é a durabilidade? É necessário retoques? 

A durabilidade da plástica gengival pode variar de acordo com diversos fatores, como a saúde bucal do paciente, o tipo de procedimento realizado e o cuidado pós-operatório. Geralmente, o resultado da plástica gengival é duradouro e pode ser mantido por vários anos, desde que o paciente mantenha uma boa higiene bucal e faça visitas regulares ao dentista para avaliação da saúde da gengiva.

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar um retoque da plástica gengival para ajustar ou corrigir o resultado anterior. Isso pode acontecer, por exemplo, se a gengiva voltar a crescer ou se o paciente apresentar alguma mudança na estrutura da gengiva. É importante conversar com um dentista especializado em plástica gengival para obter informações mais detalhadas sobre o procedimento e suas possibilidades, bem como sobre a manutenção do resultado a longo prazo.

Leia também: Saiba tudo sobre a toxina botulínica

Como funciona o pós-operatório? Que cuidados devo ter?

O pós-operatório da plástica gengival requer alguns cuidados importantes para garantir a recuperação adequada e evitar complicações. Após o procedimento, é comum sentir algum desconforto, como inchaço, dor e sensibilidade na gengiva.

Para ajudar na recuperação, é recomendável seguir as orientações do dentista, que podem incluir:

- Evitar comer alimentos duros, quentes ou condimentados nos primeiros dias após a cirurgia;
- Fazer repouso por pelo menos 24 horas e evitar atividades físicas intensas;
- Realizar a higiene bucal com cuidado, evitando escovar ou passar fio dental na área tratada durante os primeiros dias;
- Utilizar enxaguantes bucais prescritos pelo dentista;
- Aplicar compressas de gelo na região afetada para aliviar o inchaço;
- Tomar os medicamentos prescritos para aliviar a dor e controlar a inflamação.

É importante manter as consultas de acompanhamento oferecidas pela Elevare Odontologia para avaliar a recuperação e verificar se é necessário realizar algum ajuste no tratamento. Com os cuidados adequados, o pós-operatório da plástica gengival geralmente é tranquilo e os resultados do procedimento são altamente satisfatórios.

Será que vou gostar do resultado?

Com certeza! A equipe de especialistas da Elevare Odontologia, incluindo a Dra. Pamela Mello, irá trabalhar em conjunto com você para entender suas expectativas e planejar o melhor resultado possível. Além disso, eles utilizam tecnologias de simulação digital para que você possa visualizar como ficará o resultado final da plástica gengival antes mesmo de realizar o procedimento, o que aumenta a sua segurança e confiança.

Qual a história da plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento relativamente recente na odontologia, que começou a ser desenvolvido na década de 1970. Antes disso, a correção do sorriso gengival era feita com a gengivectomia, que consistia na remoção cirúrgica da gengiva em excesso.

Com o avanço das técnicas e tecnologias, a plástica gengival surgiu como uma alternativa menos invasiva e mais precisa para a correção estética da gengiva. Atualmente, é um procedimento comum em consultórios odontológicos e tem ganhado cada vez mais popularidade entre pacientes que desejam melhorar a aparência do sorriso.

Na Elevare Odontologia, a plástica gengival é realizada pela Dra. Pamela Mello, Mestre-Doutora em Reabilitação Oral – USP e Sócia e Diretora Técnica na ELEVARE Odontologia. 

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos