11/8/2020
15/6/2023

Lentes de contato dental: é possível repará-las ou removê-las depois de aplicadas?

Lentes de Contato Dental

Existe sempre um receio de não ficarmos satisfeitos com o resultado de um tratamento estético. Com as lentes não seria diferente, por isso é importante que o paciente entenda quais as alternativas disponíveis caso tenha algum problema ou não fique satisfeito com o resultado do seu tratamento. É importante deixar claro que o procedimento é permanente e o paciente não mais poderá ficar sem as lentes.

A seguir, entenda melhor as opções indicadas para as diferentes situações:

minha lente quebrou ou lascou”

Nesse caso, a melhor indicação é da troca da lente ou faceta, uma vez que não é possível corrigir danos estruturais. Uma nova lente precisará ser confeccionada, e então será feita a substituição da lente ou faceta quebrada.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

“não fiquei satisfeito com o formato ou a cor da lente”

Essa é uma situação que pode surgir devido a problemas no planejamento inicial. Caso o cliente esteja insatisfeito com alguma questão, o mais indicado a ser feito é a substituição das lentes que não estão agradando (de forma individual). Será feita uma reavaliação para entender o problema e, em seguida, a confecção das novas lentes, já com as correções necessárias, para que sejam novamente cimentadas.

Leia também: Tudo sobre invisalign

“fiquei com os dentes sensíveis após a aplicação das lâminas”

Uma sensibilidade maior, apesar de rara, pode ser sentida por alguns pacientes após o procedimento. São diversos os motivos possíveis para essas condições, que costumam ser solucionados da seguinte maneira:

- Agentes dessensibilizantes: indicados quando o incômodo está sendo gerado no contato das bordas das lentes/facetas com a gengiva

- Remoção da lâmina: em casos mais sérios, onde o desgaste feito tenha sido muito profundo, será necessário remover as lâminas para poder tratar o dente diretamente. Após a solução do problema, uma nova lente será cimentada.

- Tratamento de canal: normalmente essa é a última alternativa a ser considerada e está ligada a sentir dores espontâneas ou hipersensibilidade. Apesar da maior complexidade, costuma oferecer uma resolução total do problema.

Leia também: Tudo sobre harmonização facial

PROF. DRA. PÂMELA MELLO

Cirurgiã Dentista CRO-SP 82892

Especialista em Radiologia
Mestrado em Reabilitação Oral USP
Doutorado em Reabilitação Oral USP
Diretora Técnica da ELEVARE

Veja o perfil da Prof. Dra. Pamela Mello
Instagram: @drapamelamello
Linkedin: /pamelamello
Site oficial da Dra. Pamela Mello

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos